Entrevistargh!: NóDesign

Posted in Entrevistarghs! by empreendedorargh on 30/07/2008

Entrevistado: Leonardo Massarelli

Área: Design de produtos, gráfico e ambientes

Serviços que oferecem: O Nódesign procura oferecer aos clientes um projeto integrado, ou seja, desde a criação e desenvolvimento do produto até sua fase de lançamento, incluindo o desenvolvimento gráfico de manuais, folders, anuncios, logomarca de embalagens e ponto de venda para um produto de sucesso. Atuamos em diversos segmentos do mercado. Trabalhamos tanto com empresas líderes como Avon, Natura e Melhoramentos, como com empresas de pequeno porte desenvolvendo produtos diversos como por exemplo: eletro-eletrônicos, frascos para perfumaria, móveis, acessórios, etc. Acreditamos que a riqueza criativa do trabalho se dá justamente pela diversidade dos segmentos.

Sócios:
Leonardo Massarelli Cardoso – Criação
Flávio Barão Di Sarno – Criação
Marcio Hulk Giannelli – Desenvolvimento

Quantidade de funcionários: 6 (sem contar os sócios)

Localização: São Paulo – SP

Ano de fundação: 2001

site: http://www.nodesign.com.br

——–

Qual foi sua formação?
Os 3 sócios se formaram em desenho industrial com habilitação em projeto de produtos pela FAAP – SP.

Como você era como aluno?São perfis diferentes. Eu até o segundo ano era um farrista. Queria bastante festa. Após o segundo ano caiu a ficha de que era aquilo que realmente queria para mim e então comecei a me empenhar muito nos projetos e no relacionamento com os professores. Fazia cada projeto de maneira bastante profunda e bem feita. Projetos que até hoje rendem bons comentários no portfólio da empresa. O Hulk e o Barão eram mais aplicados desde o inicio do curso. Faziam projetos bastante detalhados e profundos. Faziam o tipo estudiosos.

Quais foram suas experiências profissionais pré-empresa?
Eu trabalhei com web, trabalhei na própria faculdade para ganhar bolsa de estudos, trabalhei fazendo assistência de som em festas, promoção, etc. O Hulk trabalhou com gráfico em agências e gráficas e o Barão teve algumas experiências como freelancer. No geral tivemos muito pouca experiência profissional e nenhuma com desenvolvimento de produto.

De onde (e por quê) surgiu a idéia da empresa? Quanto tempo até ela se transformar na empresa em si?
Surgiu da vontade de juntar pessoas que tinham interesses em comum e queriam se empenhar para conseguir realizá-las. Inicialmente formamos um grupo para que pudéssemos nos sentir, saber como cada um era trabalhando. Posteriormente surgiu a possibilidade de montar o escritório em um espaço emprestado da mãe de um dos componentes da sociedade (que já não faz parte) no subsolo de uma loja de móveis.

Como foi o contato e a relação com o primeiro cliente?
Nossos primeiros clientes eram também clientes dessa loja de móveis. Eles conheciam nosso trabalho na mesma loja e ou compravam ou alugavam para eventos e propaganda. Posteriormente vieram lojas onde vendíamos nossos produtos. Conheciam nossos trabalhos por meio
de revistas e pessoas próximas que nos indicavam. Funcionava muito bem. Nossos próximos passos em relação a projetos foram em parcerias com arquitetos ou agências maiores, com mais experiência que a nossa. Nesse sentido pudemos aprender muito como se relacionar com o cliente final.

Qual foi seu maior fracasso?
O maior eu não sei dizer, mas tivemos muitos. Diversos produtos que criamos e acreditávamos muito não deram certo. Alguns descobrimos o porquê depois e outros não. Algumas reuniões de apresentação para cliente também são frustrantes.

Hoje, como é seu cotidiano na empresa?
Muito dele é administrativo (novos negócios, burocracia, divulgação, etc). Os outros muitos são gestão de projetos (atendimento ao cliente, fornecedores, controle de projeto). A criação representa algo em torno de 10% do tempo que gasto hoje no escritório.

Como você lida com os aspectos administrativos da empresa?
Particularmente acho interessante ver a “máquina” girando positivamente. Quando administramos um negócio, percebemos que existe uma série de fatores que devemos cuidar para que tudo de certo. Nem de longe a criação e apenas ela falam mais alto em um escritório. Existem diversos fatores.

O que você procura nos candidatos a emprego em sua empresa?
Hoje recebemos muitos currículos, o que me permite ter uma base de dados interessante. Às vezes recorro a sites de portfólio e indicações.
Eu procuro candidatos multifuncionais. Se ele não tem domínio de software deve ter muito domínio da fala, elevado nível cultural e boas idéias para entrar no time de criação e atendimento – podendo liderar equipes no futuro. Caso tenha domínio de ferramentas melhor ainda
.
Outro fator que me chama a atenção é a dedicação nos detalhes na profundidade dos projetos e na maneira de apresentar. Existem apresentações que vendem inclusive projetos ruins e existem apresentações de projetos ótimos que você não quer nem olhar. Faz parte das nossas atividades saber selecionar as informações e arquitetá-las da melhor maneira.

Disposição ao trabalho também é algo fundamental. Gente mole que acha que dá para resolver tudo por telefone não dá.

Como você vê a concorrência em sua área hoje?
Ela existe e funciona como em qualquer outro lugar. Temos nossas características e nossos diferenciais que tentamos evidenciar aos clientes. Às vezes o que ele procura tem o perfil mais próximo com o meu concorrente do que com a minha empresa.
Como a área é muito pequena, da para conhecer a maioria dos concorrentes. Existem muitas trocas de idéias e informações e isso é muito rico. Através de associações que fazemos parte como a ADP ou a ABEDESIGN construímos um relacionamento entre os “concorren
tes”.

Como é o mercado de trabalho na sua área para um jovem graduado em design?
Infelizmente tenho que ser sincero: é muito difícil. Não há espaço. Os que definitivamente querem fazer parte de uma equipe devem entender que devem ser extremamente qualificados não apenas de ferramentas como softwares mas também com cultura. Temos grandes dificuldades em achar pessoas culturalmente ricas, com idéias realmente interessantes. Na verdade a grande maioria de currículos que recebemos é uma grande vergonha. Trabalhos inacabados com problemas de apresentação extremamente superficiais. Parece que é atividade de administração sendo feito por artistas. Vc não vê ali o empenho que uma pessoa que faz o que ama poderia fazer.
Em contrapartida recebemos muitos currículos estrangeiros e percebemos uma notável diferença no modelo de apresentar os projetos, na complexidade dos produtos e do
detalhamento feito, na qualidade do discurso, dos roughs, etc.

Qual foi o maior sucesso da empresa?
Vários. Seria injusto apontar um único grande sucesso. Todos tiveram momentos importantes em etapas distintas. O último de grande sucesso foi o telefone celular Blob.

Você pode dar uma idéia do crescimento da empresa em faturamento e número de funcionários através dos anos?
A Nó Design vem crescendo a taxas de aproximadamente 70% nos últimos 3 anos.

Uma resposta

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